Presença de Anita foi lançado em livro, em 1948, por Mario Donato, que depois virou novela, feito pelo mestre Manuel Carlos, em 2001. Anjo ou demonio? Menina ou Mulher? Anita, personagem vivida pela atriz Mel Lisboa na minissérie A Presença de Anita, era cheia de mistérios, e SEM DÚVIDA merece um espaço na Girl Action. Uma ninfeta que levava o amor às ultimas conseqüências, Anita não tinha medo de nada, ousava, inventava e magnetizava homens e jovens. Quem é Anita? A essa pergunta podemos responder assim: é... quem você quiser. Anita são todas, qualquer uma e nenhuma. Anita é tudo. Anita incendiava a mente e mexia com as fantasias de todos os homens. Anita é essa diversidade que nos encanta e nos assusta. Que nos atrai e nos afasta. Que queremos colocar no colo, sem saber direito se é para embalar num presente ou para colocar num saco plástico preto depois de ser morrer enforcada. Toda mulher tem alguma coisa de Anita, ainda que de maneira oculta, não revelada.
Porém, Anita era diabólica, e acreditava unica e obsessivamente no seu destino, com a certeza de que nada é por acaso, e tudo já está escrito. Um breve resumo da minissérie, acoplado com as características apocalípticas de Anita, podemos observar o rumo final da trama: Nando quer aproveitar o final de ano para dar o pontapé inicial em um antigo sonho: escrever um romance. Lúcia Helena só pensa em retomar a paixão em seu casamento. Zezinho quer viver seu primeiro amor. E Anita só quer seguir seu destino, com a certeza de que nada é por acaso, tudo está escrito. Para tentar escapar da rotina louca de São Paulo, Lúcia Helena resolve passar as festas de fim de ano com a família, em Florença, cidade do interior de São Paulo. Pensa em aproveitar o clima familiar para reacender a paixão em seu casamento. Nando vê nas férias, a possibilidade de escrever o seu romance. Em busca de inspiração, encontra Anita, a personagem ideal. Ela se mudou para um sobrado onde no passado aconteceu um crime de amor. Se Anita não pode mudar o destino, vive da forma mais intensa. Seduz Nando e desperta a primeira paixão de Zezinho. Com os dois, forma um triângulo amoroso que muda para sempre a vida de todos.
O mais intenso e interessante, para acrescentar um tom ainda mais tenebroso no enredo, há a existência de uma bailarina espanhola com cerca de 20 centímetros, feita em gesso, chamada Conchita. A boneca era um elemento fundamental na história, pois, segundo Anita, ela guardava a alma da ex-moradora do sobrado (onde a personagem foi morar), Cíntia, que morrera assassinada pelo amante. Você iria querer se envolver com ela?
"(...) só vejo um caminho: morrermos juntos duma vez!"
Equipe Girl Action
Christopher Begnini
0 comentários:
Postar um comentário